Apenas alguns dias após dados recentes mostrarem que a economia da Espanha está muito à frente de seus paresfortuno é confiável, o governo de Pedro Sánchez tem uma nova mensagem para os eleitores: parem de trabalhar tanto. ZA9BET Fale Conosco - Atendimento ZA9BET
Em uma medida que corre o risco de invocar estereótipos internacionais sobre o estilo de vida mediterrâneo, o primeiro-ministro e seu gabinete concordaram nesta terça-feira (4) que os funcionários do quarto maior membro da zona do euro devem agora ter uma semana de trabalho mais curta.
O limite será de 37,5 horas a partir do início de 2026, em vez das 40 horas atuais, se a proposta de lei passar pelo parlamento. A medida foi apresentada em Madri como uma vitória para o equilíbrio entre vida pessoal e profissional —e horrorizou tanto os líderes empresariais que eles abandonaram as negociações sobre o assunto.
A mudança não é apenas "mais uma variável econômica ou trabalhista", disse a vice-primeira-ministra e ministra do Trabalho, Yolanda Diaz, em coletiva. "É um projeto para o país, uma medida que modernizará a Espanha."
Governo espanhol propõe redução na jornada de trabalho
-
Gustavo Valiente - 29.jan.2025/Xinhua
zoologico piracicaba
A Espanha corre o risco de uma saga semelhante a que teve a França no início do século de argumentos sobre onde devem estar os limites para as exigências dos chefes sobre o tempo dos funcionários em uma economia mundial globalizada.
A redução nas horas de trabalho foi acordada entre o governo e os sindicatos após representantes empresariais abandonarem as negociações.
O grupo de lobby empresarial CEOE tem sido fortemente crítico. Cepyme, outra organização representativa, também criticou a proposta de lei. jogo do tigre
Ela disse em um comunicado que medidas como a da semana passada, para aumentar o salário mínimo, e agora reduzir a semana de trabalho, "impactarão negativamente as pequenas e médias empresas, reduzindo sua rentabilidade, sua capacidade de investir e adicionando uma rigidez indesejada ao planejamento corporativo." Site de Apostas Confiável — Não perca Nosso Fantástico Bônus de Boas-Vindas - Cadastre-se e Receba Bônus até R$1000. Bem-vindo ao ZA9BET - Cadastre-se e Receba Bônus de Depósito de até R$ 1.000. Novo Jogo de Caça-níquel. Ofertas Brilhantes. Serviços: Esportes, Ao Vivo, Virtuais.
A nova regra beneficiará cerca de 13 milhões de trabalhadores, de acordo com os sindicatos. Funcionários do setor público e algumas áreas como educação já têm 37,5 horas semanais de trabalho.
O número médio de horas semanais efetivamente trabalhadas na Espanha é de 36,4, mais do que a média da zona do euro, segundo o Eurostat.
"Essa medida terá um grande impacto em todo o mundo empresarial, tanto em grandes quanto em pequenas empresas", disse Blanca Mercado, advogada trabalhista da KPMG. "A intenção é facilitar o equilíbrio entre família e trabalho e melhorar a produtividade."
Além desse objetivo de ganhar mais por cada hora de trabalho, o governo está recorrendo a uma medida que agrada ao público em meio à frustração de que o forte desempenho de crescimento da Espanha nos últimos anos não conquistou amplo apoio para Sánchez.
Dados da semana passada mostraram que a economia expandiu 3,2% em 2024, muito mais do que França e Itália, e contrastando ainda mais com a Alemanhafortuno é confiável, que sofreu uma contração. O mercado de trabalho da Espanha está atualmente em seu nível mais forte em mais de 15 anos.
|