jogo de tigre

app do tigre Opinião - Bernardo Carvalho: Filósofa francesa defende que pertencimento é armadilha

         data de lançamento:2025-01-18 15:55    tempo visitado:76
Banda larga estável em casa

É difícil conceber hoje um movimento político que não recorra à ideia de pertencimento. Vem daí a obsessão pela origemapp do tigre, pela filiação a uma suposta matriz, como justificativa tanto para a resistência de grupos oprimidos, perseguidos e silenciados, como para os nacionalismos e o racismo dos opressores.

Menor depósito do Brasil — 18+ | Jogue com responsabilidade. Na ZA9BET, você se diverte como os grandes nomes do Insta! Cadastre-se agora mesmo e jogue. Apostas Ao Vivo. As Melhores Odds. Depósito a partir de R$ 1.

Um pequeno ensaio que acaba de sair pela Quina Editora defende, entretanto, na esteira da psicanálise lacaniana, que toda origem é ficção, estratégia retrospectiva. O pertencimento é uma armadilha.

Barbara Cassin (centro) durante cerimônia na Academia Francesa, em Paris - Thomas Samson - 11.mai.23/AFP fortunetiger

Em "A Nostalgia", a filósofa e filóloga francesa Barbara Cassin busca nos conduzir, a partir do que há de comum na experiência de Ulisses na "Odisseia", de Eneias na "Eneida" e de Hannah Arendt no exílio, a "um pensamento mais amplo, mais acolhedor, [...] uma visão do mundo livre de todos os pertencimentos".

Ulisses não passa mais de uma noite em casa depois de voltar de sua Odisseia, porque esta só se realiza realmente onde e quando ele já não for reconhecido, longe de casa, na estranheza e na alteridade (Canto 23). A casa de Ulisses é a errância. Dante o situa no Inferno, não no Paraíso.

fortune tiger

A experiência de Eneias é análoga. Para refundar Troia destruída (em Roma), o exilado que traz a pátria nas costas abandona o grego da origem e se apropria do latim: "É com a língua do outro que se faz uma nova pátria".

O exilado-fundador da civilização latina é um estrangeiro. "O exílio é um retorno para a origem, pois a origem não é aquela que se acreditava. [...] O fim do exílio, a instalação-fundação, é uma mestiçagem desejada e feliz." A experiência de Eneias lembra que somos todos exilados: "Nenhuma parcela da humanidade permaneceu no lugar de sua origem".

fortune tiger

O problema está em confundir o político com a essência. É o dilema da identidade. E é aí que entra a experiência de Hannah Arendt com o alemão, língua ao mesmo tempo materna e que não lhe pertence, associada ao oficialês nacional-socialista.

O que sobra da experiência do exílio é a língua da criação. "O pertencimento a um grupo é ‘de início um fato natural: você sempre pertence a um grupo qualquer pelo seu nascimento'"app do tigre, Cassin cita Arendt. "Mas é desastroso confundir isso com o pertencimento a um grupo 'no segundo sentido', a um grupo organizado, político, em uma relação com o mundo com interesses comuns. [...] 'O inconformismo é a condição sine qua non da realização intelectual'".



 
LINKS:

Powered by fortune tigger @2013-2022 mapa RSS mapa HTML

Copyright Powered by站群 © 2013-2024