O dólar disparou 1,13% nesta segunda-feira (10) e encerrou o dia cotado a R$ 5kito jogo,854, com a aversão ao risco tomando os mercados globais em meio a incertezas em relação à economia dos Estados Unidos. Jogo Fortune Tiger
De um lado, há temores sobre os impactos da política tarifária do presidente Donald Trump, marcada, até agora, por constantes idas e vindas. De outro, dados fracos indicam que a economia dos EUA está perdendo fôlego, com investidores atentos a sinais de recessão. Jogos Online - Jogos Grátis
A confluência de fatores levou a um forte movimento de vendas em Wall Street. Por lá, os principais índices acionários tombaram de forma generalizada. O Samp;P 500 caiu 2,70%, a 5.614 pontos, estendendo as perdas de 3,1% na semana passada —o pior desempenho semanal em seis meses.
O Nasdaq Composite afundou 4%, a 17.468 pontos, no que foi o pior dia de negociações em dois anos e meio. Já o Dow Jones perdeu 2,08%, a 41.911 pontos.
Por aqui, a Bolsa registrou queda de 0,41%, a 124.519 pontos.
O movimento desta sessão foi desencadeado por falas de Trump no domingo, em entrevista à Fox News. Ele se recusou a responder se a maior economia do mundo entrará ou não em recessão ainda em 2025. "Detesto fazer previsões como essas", disse.
"Há um período de transição, porque o que estamos fazendo é muito grande. Estamos trazendo riqueza de volta para a América. Isso é algo grande, e sempre há períodos, leva um pouco de tempo."
A falta de uma resposta que descartasse esse cenário acirrou preocupações entre os investidores, já temorosos sobre os efeitos da política comercial do republicano. Na terça-feira passada (4), o presidente impôs tarifas de 25% sobre as importações do Canadá e do México, mas fez dois grandes recuos já nos dias seguintes. max win fortune tigerSuper Promoções—Cante Vitória Antes do Fim do Jogo na Vantagem de 2 Gols
Na quarta, concedeu isenção para fabricantes de automóveis e, na quinta, para todos os produtos que atendiam às regras do acordo comercial USMCA de 2020. Tarifas separadas de 25% sobre as importações de aço e alumínio devem entrar em vigor esta semana.
Na análise de Alison Correia, analista de investimentos e sócio-fundador da Dom Investimentos, as expectativas do mercado em relação a Trump estão se esgotando.
"Ano passado teve aquela corrida toda sobre a política de Trump, mas, de tanto bater, ameaçar e voltar atrás, o mercado cansou. Em qualquer tipo de exposição e aumento de tarifas, as empresas, sabendo que também terá contra-ataque por parte dos países, precisam se antecipar sobre quando vai rolar, se vai rolar, e reprecificar os seus balanços. E isso ninguém está conseguindo fazer, porque não há clareza sobre as tarifas. Trump está até perdendo credibilidade."
Leia também
Economistas voltam a subir previsão para a inflação neste ano
Ações de big techs sobem 57% em 14 meses; veja se vale a pena investir e como fazer
fortune tiger jogo Vinicius Torres Freire: Os ovos de Lula e Trump e a volta do 039;atravessador039;, o inimigo do povo
O dólar disparou no final do ano passado sob a sombra das ameaças tarifárias. Isso porque o aumento de tarifas, além de estimular uma guerra comercial ampla, tem o potencial de encarecer o custo de vida dos norte-americanos, o que pode comprometer a briga do Fed (Federal Reserve, o banco central dos EUA) contra a inflação e forçar a manutenção da taxa de juros em patamares elevados.
Quanto maiores os juros por lá, mais atrativos ficam os rendimentos dos títulos do Tesouro dos EUA, os chamados treasuries, o que fortalece o dólar globalmente.
Na sexta-feira (7), o dólar fechou em alta de 0,51%, cotado a R$ 5,788, e a Bolsa disparou 1,35%, a 125.034 pontos
-
Pedro Affonso/Folhapress
Questionado se as tarifas poderiam novamente gerar inflação, Trump respondeu: "Você pode ver isso acontecendo. Enquanto isso, adivinhe? As taxas de juros estão baixas."
Os recuos de Trump fortalecem a tese de que as tarifas têm sido usadas como ferramenta de barganha, mas ainda inspiram cautela.
"O mercado não tem medo de notícias ruins; o mercado tem medo do escuro. Os anúncios das tarifas lembram o conto do 'Menino que Gritava Lobo', onde o menino mentia sobre um lobo que comia as ovelhas e, quando ele de fato comeu, ninguém acreditava mais no menino", diz Davi Lelis, especialista e sócio da Valor Investimentos.
"Trump anuncia tarifas, depois suspende. Anuncia e suspende. Depois de várias vezes nessa dança, essa estratégia começa a perder a elasticidade e a não ter o mesmo impacto no mercado. Perde a eficácia. Há muita volatilidade, especialmente no câmbio, mas os anúncios de tarifas não têm atingido o mercado com tanta contundência quanto nas primeiras vezes." fortunetiger
Segundo economistas, o vai-e-vem do "tarifaço" está dificultando o planejamento futuro dos empregadores. Sinal disso é a deterioração da confiança das empresas e dos consumidores desde janeiro, que apagou todos os ganhos obtidos após a vitória eleitoral de Trump em novembro.
Além disso, o apelidado "índice do medo" disparou às máximas do ano. O VIX (Volatility Index, na sigla em inglês) leva essa alcunha por mensurar o sobe e desce da carteira teórica do Samp;P 500, que reúne as 500 ações mais relevantes listadas na Bolsa de Nova York. O indicador subiu quase 20%, a 28,01 pontos, nível mais alto de 2025. Jogo Fortune Tiger
O VIX tem avançado desde o dia 20 de fevereirokito jogo, após dados sobre a atividade econômica dos Estados Unidos terem vindo mais fracos do que o esperado.
|